sábado, 18 de junho de 2022

O SUCESSO PEDAGÓGICO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O Trovismo na escola - leitura e escrita


  

O TROVISMO NA ESCOLA

Por que o estudo da trova (quadra) como facilitador de aprendizagem?

           O projeto de quadras voltou-se, integralmente, para a leitura e a produção escrita de quadras populares a partir do ano de 2016, sobretudo, por ser, pedagogicamente, mais acessível ao aluno.

           Vale lembrar que esse projeto, que se prende ao estudo de gêneros textualmente discursivos na escola, por alunos do Ensino Fundamental II, do 6° ano ao 9° ano, teve início em 2012. Nessa época, o projeto foi proposto com o objetivo de estudar o gênero textual e poético quadra literária, como atividade de leitura e produção escrita, a ser desenvolvido na sala de aula. No entanto, tendo em vista a boa receptividade do mesmo, acabou prolongando-se, consequentemente, nos anos de 2013 e 2015.

           Nessa ocasião, a razão que me levou a escolha desse gênero se deu ao fato de que os alunos vinham-se mostrando pouco interessados na realização de atividades de leitura e produção escrita com textos mais longos. Os alunos mostravam-se desmotivados, fazendo com que as atividades de leitura e produção escrita fossem vistas como algo "chato", na linguagem deles, ou seja, meio enfadonho.

           Com o estudo da quadra na escola, percebi que os alunos passaram a apresentar...