O TROVISMO NA ESCOLA
Por que o estudo da trova (quadra) como facilitador de aprendizagem?
O projeto de
quadras voltou-se, integralmente, para a leitura e a produção escrita de
quadras populares a partir do ano de 2016, sobretudo, por ser, pedagogicamente,
mais acessível ao aluno.
Vale lembrar
que esse projeto, que se prende ao estudo de gêneros textualmente discursivos
na escola, por alunos do Ensino Fundamental II, do 6° ano ao 9° ano, teve
início em 2012. Nessa época, o projeto foi proposto com o objetivo de estudar o
gênero textual e poético quadra literária, como atividade de leitura e produção
escrita, a ser desenvolvido na sala de aula. No entanto, tendo em vista a boa
receptividade do mesmo, acabou prolongando-se, consequentemente, nos anos de
2013 e 2015.
Nessa
ocasião, a razão que me levou a escolha desse gênero se deu ao fato de que os
alunos vinham-se mostrando pouco interessados na realização de atividades de
leitura e produção escrita com textos mais longos. Os alunos mostravam-se
desmotivados, fazendo com que as atividades de leitura e produção escrita
fossem vistas como algo "chato", na linguagem deles, ou seja, meio
enfadonho.